Estações e Integrações
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A SuperVia administra 98 estações, distribuídas em cinco ramais, que abrangem 270 quilômetros de via férrea. Conhecer cada uma delas é entrar em contato com um pouco da história da formação urbana do Estado do Rio de Janeiro.
HORÁRIOS DOS TRENS: http://www.supervia.com.br/
História da SuperVia
A SuperVia começou a operar o transporte urbano de passageiros na Região Metropolitana do Rio em 1998. Desde então, muitos avanços aconteceram no setor. Conheça a história da empresa navegando pela nossa linha do tempo.
História da Ferrovia no Brasil
Com o desenvolvimento das ferrovias pelo mundo, o Império incentiva a construção de linhas férreas em terras brasileiras. Assim, as ferrovias começam a transportar produtos agrícolas, principalmente o café. Atualmente muitas delas foram vendidas, alteradas ou extintas.
Estrada de Ferro Mauá
Construída por Irineu Evangelista de Souza, foi a primeira do Brasil. Partia da praia Mauá, no fundo da Baía da Guanabara, até Fragoso. Foi inaugurada em 30 de abril de 1854 por Dom Pedro II, que no ato, deu a Irineu, o título de Barão de Mauá. A Baroneza, locomotiva pioneira, está conservada e exposta no Museu de Engenho de Dentro, RJ.
A ferrovia prosseguia para Petrópolis e um pouco além. Depois foi comprada pela Estrada de Ferro Leopoldina. Em 1964 e 1984, foram abandonados os trechos Mauá / Piabetá. Hoje, a SuperVia opera parcialmente Piabetá / Raiz da Serra.
VEJA MAIS SOBRE A HISTÓRIA EM: http://www.supervia.com.br/historia2.php
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