VEJA!

BAND NEWS RÁDIO FM-RJ

BAND NEWS RÁDIO FM-RJ

OPORTUNIDADES

INFORMAÇÕES DO PROJETO:

BRASIL, RIO DE JANEIRO - 2016
CURSO DE ARTE RECICLAGEM -
EMAIL: calves1972@yahoo.com.br
***Vencedor da segunda edição do Projeto Sustentabilidade 2012 EDUCAÇÃO*** POR CARLOS A. BARBOSA***
Professor Artesão e Escritor
O PROJETO SOCIAL TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, O OBJETIVO DO APP e INFORMAR, PESQUISAR, CONSCIENTIZAR A SOCIEDADE A MELHORAR O MEIO AMBIENTE EM QUE VIVEMOS AO USO DE SACOLAS ECOLÓGICAS E A RECICLAGEM DO LIXO SUSTENTÁVEL, VOLTADOS PARA ESCOLAS E COMUNIDADES RJ; * TEMOS CURSO DE RECICLAGEM EM PAPEL – 100 Pratico%. TÉCNICAS EM PAPEL E PET, PLÁSTICO, METAIS, AULAS PARTICULARES, ESCOLAS, ETC Maquetes.
****PARCERIAS E PATROCINADOR PARA ESCOLA DE ARTE: CONTADO email: calves1972@yahoo.com.br.
ESTÁ EM FASE TESTE!
PARTICIPE E USE O APP NÃO JOGUE O LIXO NAS RUAS!
http://galeria.fabricadeaplicativos.com.br/nao_jogue_lixo_nas_ruas

PROJETO MODELO ARTE ECOLÓGICA PRÊMIOS RECONHECIDOS:

http://www.istoe.com.br/reportagens/270477_TRANSFORMADORES

http://blog.clubedeautores.com.br/2013/02/autor-do-clube-vence-premio-da-revista-istoe.html

PARCERIAS:

http://lixozero.org/v2/



quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

RECICLAGEM DE MATERIAIS UTILIZADOS EM EMBALAGENS

METAL


Os metais são extraídos da natureza na forma de minérios. Há milhares de anos, o homem descobriu que ao aquecer um minério, o metal contido nele se liquidificava podendo ser transformado para a fabricação de diversos objetos. Esse metal era o ferro. (BARROS, 1993);
Aquecendo-se o ferro com o carbono (carvão) tem-se o aço, largamente empregado para fazer utensílios domésticos, ferramentas, carros e embalagens.
As latas de conserva de alimentos são feitas de aço. Para não enferrujar em contato com o ar e estragar os alimentos, o aço nelas utilizado é revestido com uma fina camada de estanho ou cromo.
O alumínio é outro metal bastante utilizado para embalagens de alimentos, principalmente latas de bebidas. O alumínio, extraído de um minério chamado bauxita, é leve, resistente e não enferruja em contato com o ar.
Quando jogados em aterros sanitários alguns metais se desintegram e voltam a ser minério. O processo demora de dois a quatro anos para o aço, no caso do alumínio o tempo é bem maior, e sua desintegração pode não ser completa. Além disso, as latas enferrujadas podem ferir animais ou pessoas que tenham contato com o lixo.
Na Central de Triagem as latas de aço são separadas das latas de alumínio. Após a separação, as latas são amassadas, compactadas em blocos, chamados de sucata, e encaminhadas para a fábrica de reciclagem de aço ou alumínio. A sucata é derretida para a formação de placas de aço ou alumínio que se transformam, novamente, em latas.

Pode-se destacar como :
Reciclavel: Lata de aço (lata de óleo, salsicha); lata de alumínio (refrigerantes); outras sucatas de construção civil
Não Reciclável : Clips e grampos, esponjas de aço, canos , pilhas.
Com a reciclagem do aço economizam-se três quartos da energia usada para fabricar o aço a partir do minério de ferro. A reciclagem do alumínio é ainda mais vantajosa, pois gasta-se muita energia para produzir o alumínio a partir da bauxita. Cada tonelada de alumínio reciclado economiza a extração de cinco toneladas de bauxita.

Ciclo do metal


VIDRO

O vidro foi descoberto há milhares de anos pelos fenícios, que, juntando areia quente com cinzas, conseguiram obter um material transparente, que hoje chamamos de vidro.
Atualmente, o vidro é fabricado praticamente a partir da mesma matéria-prima, ou seja, areia de onde é retirada a sílica. Adiciona-se também, a barrilha de onde vem o sódio e o cálcario de onde é retirado o cálcio.
O vidro quando levado para os aterros sanitários não se decompõe o que diminui a vida útil do aterro. A matéria-prima empregada na fabricação do vidro é barata e fácil de encontrar, mas sua extração causa danos ao meio ambiente. Além disso, gasta-se muita energia para recolher a areia e muito combustível para que ela chegue até as industrias de vidro. Gasta-se, também, energia para aquecer os fornos a altas temperaturas exigidas na produção do vdro.
Na Central de Triagem as embalagens de vidro são trituradas e transformadas em pequenos cacos, colocados em tambores para serem enviados `as vidrarias, onde os cacos , que representam de 35 a 50% do total, são lavados e misturados com areia, calcário, sódio e outros minerais, sendo colocados em fornos para serem fundidos a uma temperatura média de 1300 o C.
Após a fusão, a massa é despejada nas diversas formas das industrias vidreiras e, por um processo automático, transformada em novas embalagens.

. Pode-se descatar como :
Reciclável: Recipientes em geral, garrafas de vários tamanhos, copos
Não reciclável: Espelhos, vidros planos, lâmpadas, tubos de TV, cerâmica, porcelana.
A reciclagem permite, também, economizar energia, pois para a fabricação de vidro a partir de cacos é necessário que o forno da vidraria atinja a temperatura média de 1300 oC, enquanto que utilizando-se apenas matérias-primas virgens a temperatura do forno deve chegar a 1500 °C.

Ciclo do vidro


PLÁSTICO

Os plásticos, em sua maioria, são produzidos a partir do petróleo. Embora o petróleo seja um recurso não-renovável de matéria-prima, apenas 1% do petróleo consumido no Brasil é utilizado para a produção de plásticos.
Os produtos extraídos do petróleo para fabricar os materiais plásticos são transformados em resinas plásticas, que podem ter sua composição química modificada e dar origem a diferentes tipos de plásticos. Por isso alguns plásticos são mais transparentes que outros ou derretem mais facilmente.
Os materiais plásticos usados para fazer embalagens são chamados de termoplásticos, porque amolecem quando aquecidos, podendo ser transformados em novos produtos.
Os restos de plásticos não se decompõe, quando enterrados. Embora hoje já existam os plásticos biodegradáveis, eles são empregados apenas em alguns casos, como materiais cirúrgicos ou na agricultura.
Os materiais plásticos coletados pela Coleta Seletiva são levados para a Central de Triagem, onde os diferentes tipos de plásticos são separados e enviados para as fábricas de reciclagem onde são novamente derretidos para a fabricação de novos produtos.

Pode-se destacar como :
Reciclável:Embalagens de refrigerantes, margarina e material de limpeza, copinho de café e água, canos e tubos, sacos plásticos em geral
Não reciclável :Cabo de panela, tomadas.
As embalagens plásticas podem ser enviadas para a reciclagem térmica, que consiste na incineração do material com recuperação de energia.
Em países frios usa-se o calor produzido pelo incinerador para gerar eletricidade ou aquecer as casas. A queima do plástico, quando realizada em incineradores adequados, produz menos fumaça e poluição atmosférica que a queima do carvão e óleo combustível.

Ciclo do plástico


PAPEL

O papel é feito a partir de fibras de celulose encontradas em madeiras de árvores como o eucaliptp e o pinus. Para obtenção da pasta de celulose a madeira é descascada e cortada em pequenos pedaços em um picador. Depois, os pedaços de madeira são misturados com água e soda caústica em grandes tanques e cozidos para a separação da pasta de celulose.
O eucalipto tem fibras de celulose mais curtas e por isso fornece um papel de superfície bem lisa usado, principalmente, para escrever e para fotocópias. O pinus possui fibras de celulose mais longas, por isso é usado para fazer papel para caixas e embalagens que precisam maior resistência.
As árvores utilizadas para fabricar papel são plantadas pelo homem e, portanto, recurso renovável de matéria-prima. Os diversos tipos de papéis usados, recebem o nome de apares e coletados pela Coleta Seletiva são levados para a Central de Triagem, onde as aparas são separadas dos demais materiais de embalagem e amarradas em fardos. Os fardos são vendidos para as fábricas de reciclagem de papel.
Na fábrica de papel reciclado, as aparas são misturadas com água em um multiprocessador (grande liquidificador), onde a massa obtida segue para o setor de limpeza onde são retirados materiais como metais, plásticos e areia. A pasta de celulose resultante vai para a máquina de fazer papel para a retirada da água, prensagem e secagem, formando, finalmente, a folha de papel reciclado.

Pode-se destacar como :
Reciclável: Jornais e revistas, folhas de caderno, formulários de computador, papel de fax, envelopes,caixas em geral, aparas de papel, rascunhos, cartazes velhos, provas.
Não reciclável: Papel carbono, etiqueta adesiva, fita crepe, guardanapos, fotografias, tocos de cigarro, papéis sujos, papéis sanitários, papéis metalizados.
A reciclagem do papel não exige processos químicos para obtenção da pasta de celulose, diminuindo com isso a poluição do ar e rios, reduz a necessidade do corte de árvores, há uma grande economia de água e gasta-se metade da energia usada para fabricar o papel a partir da madeira.

Ciclo do papel


EMBALAGEM CARTONADA LONGA VIDA

As embalagens cartonadas ou caixinhas Longa Vida que reunem, em uma única embalagem, vários materiais : 75% papel(dá estrutura e superfície para impressão), 5% alumínio (barreira para o oxigênio, luz e água) e o plástico (impede o contato entre o alimento e o alumínio).





A embalagem Cartonada Longa Vida


Para a reciclagem, as caixinhas devem ser lavadas, amassadas e entregues ao caminhão da Coleta Seletiva ou colocadas nos Coletores de Papel. Os principais processos de reciclagem das embalagens cartonadas são : a incineração com recuperação de energia, a prensagem e a reciclagem com reaproveitamento das fibras de papel, do plástico e do alumínio (NEVES, 1999).
Na incineração a embalagem cartonada é queimada em incineradores com controle da poluição ambiental. O calor produzido pode ser utilizado para gerar energia elétrica que é distribuída para a população como ocorre na Europa e no Japão. (ZUBEN, 1996)
No processo de prensagem não há separação dos componentes da embalagem cartonada. As embalagens são picadas e prensadas a altas temperaturas, produzindo chapas semelhantes à madeira compensada. Estas chapas possuem alta resistência mecânica e à umidade, sendo portanto úteis na construção civil e excelentes para a produção de móveis e divisórias. (ZUBEN, 1999)
Na reciclagem com reaproveitamento das fibras de papel as embalagens cartonadas limpas são trituradas, juntamente com água, em um liquidificador grande (multiprocessador). As fibras absorvem a água e se separam do alumínio e do plástico. Em seguida, as fibras são lavadas e purificadas, sendo reaproveitadas para a produção de papel toalha, papel kraft, papelão ondulado, embalagem de polpa moldada para ovos e solados de sapatos. (Internet "http://www.tetrapak.com.br" , 2002)
A reciclagem do resíduo composto de alumínio e plástico, que sobra após o reaproveitamento das fibras de papel, pode ser feita das seguintes maneiras (segundo cadernos da Tetra Pak,1998).
1) Através da incineração em caldeiras, com filtros especiais para evitar poluição atmosférica, recuperando a energia produzida para a utilização na própria fábrica de papel;
2) Pela recuperação do alumínio na forma metálica por pirólise. O plástico existente servirá como combustível no forno de pirólise, reduzindo o consumo de gás natural utilizado nos fornos de fusão do alumínio
3) Pelo processamento do plástico/alumínio em indústrias recicladoras de plásticos. O plástico utilizado é um termoplástico e, portanto, pode ser reprocessado várias vezes. O alumínio presente não interfere no processo final de fabricação de peças por termo-injeção, tais como, réguas, canetas, vasos, peças de engenharia, etc...


Ciclo de Vida da Embalagem Cartonada Longa Vida

http://www.furg.br/portaldeembalagens/tres/reciclag.html



Nenhum comentário: