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BRASIL, RIO DE JANEIRO - 2016
CURSO DE ARTE RECICLAGEM -
EMAIL: calves1972@yahoo.com.br
***Vencedor da segunda edição do Projeto Sustentabilidade 2012 EDUCAÇÃO*** POR CARLOS A. BARBOSA***
Professor Artesão e Escritor
O PROJETO SOCIAL TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, O OBJETIVO DO APP e INFORMAR, PESQUISAR, CONSCIENTIZAR A SOCIEDADE A MELHORAR O MEIO AMBIENTE EM QUE VIVEMOS AO USO DE SACOLAS ECOLÓGICAS E A RECICLAGEM DO LIXO SUSTENTÁVEL, VOLTADOS PARA ESCOLAS E COMUNIDADES RJ; * TEMOS CURSO DE RECICLAGEM EM PAPEL – 100 Pratico%. TÉCNICAS EM PAPEL E PET, PLÁSTICO, METAIS, AULAS PARTICULARES, ESCOLAS, ETC Maquetes.
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terça-feira, 2 de dezembro de 2008

ARTE IMPRESSIONISTA


Paul Cézanne
http://camacarla.blogspot.com/2007/03/paul-czanne.html

O que foi o impressionismo?

Foi uma escola de pintura que surgiu na França em meados do século 19, desenvolvendo um estilo inteiramente original. Os artistas abandonaram regras tradicionais para retratar as coisas da maneira como as viam, de acordo com suas impressões. "O impressionismo causou uma ruptura em relação à maneira de figurar a realidade tal como se estabeleceu no mundo das artes desde o início do Renascimento, no século 15", diz a crítica de arte Magnólia Costa, do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM). Características marcantes das pinturas renascentistas, como a grande preocupação com perspectiva e proporcionalidade, foram abandonadas; os retratos e os motivos religiosos, até então os temas mais comuns nos quadros, deram lugar a telas que mostravam paisagens. O precursor de todas essas mudanças foi o pintor francês Claude Monet.

Sua obra Terraço, de 1866, é considerada um dos primeiros marcos do impressionismo. Mas o movimento só despertaria mesmo atenção na década seguinte, quando, em 1874, Monet e outros pintores, como Auguste Renoir, Camille Pissarro, Alfred Sisley, Edgar Degas, Paul Cézanne e Berthe Morisot, organizaram uma exposição para exibir seus trabalhos. A mostra escandalizou o grande público e a crítica especializada, que encararam os quadros com efeito borrado e formas pouco definidas como uma provocação. Entre as obras expostas, destacava-se Impressão - o pôr-do-sol, de Monet. O crítico Louis Leroy se inspirou no título do quadro para afirmar, desdenhosamente, que a mostra não passava de "mero impressionismo". Em vez de se ofenderem com o comentário, os pintores abraçaram a expressão, que acabou batizando o novo estilo. O movimento, entretanto, não teve vida muito longa.

A última exposição coletiva de pintores impressionistas aconteceu em 1886, data que marcou a dispersão do grupo e o abandono quase total dessa escola. Mas o material produzido em tão curto período acabaria se tornando um verdadeiro tesouro. Já no início do século 20, as telas impressionistas e pós-impressionistas passaram a ser as mais caras do mundo. Para se ter uma idéia, a tela Baile no Moulin de la Galette, de Renoir, já alcançou o incrível preço de 78,1 milhões de dólares!

Artistas marcantes

Personagens importantes do movimento são divididos em dois grupos

IMPRESSIONISTAS - e obras que representam o estilo

Monet e outros pioneiros do impressionismo usavam ao máximo o efeito borrado para passar a idéia de que o momento retratado era totalmente passageiro. Os quadros acabavam transmitindo essa sensação de movimento

Camille Pissarro (1830-1903) - Hortas e árvores em flor, a primavera em Pontoise (1877)

Edouard Manet (1832-1883) - A roupa (1875)

Edgar Degas(1834-1917) - Dançarina com buquê saudando no palco (1878)

Alfred Sisley (1839-1899) - O Sena em Suresnes (1877)

Pierre Auguste Renoir (1841-1919) - Baile no Moulin de la Galette (1876)

Berthe Morisot (1841-1895) - O Berço (1873)

PÓS-IMPRESSIONISTAS - e obras que representam o estilo

Esse grupo de pintores passou a usar formas e contornos mais visíveis. A imagem retratada não era mais passageira, por isso as telas transmitiam às pessoas um efeito mais estático em relação às obras impressionistas iniciais

Paul Cézanne (1839-1906) - A casa do enforcado em Auvers-sur-Oise (1873)

Paul Gauguin (1848-1903) - Donde vimos? Que somos? Para onde vamos? (1897)

Vincent Van Gogh (1853-1890) - Trigal com ciprestes (1889)

Georges Seurat (1859-1891) - Uma tarde de domingo na ilha de Grande-Jatte (1885)


Efeitos especiais

Uso da luz natural, imagens "borradas" e pouco rigor geométrico são marcas registradas

A tela A rua Montorgueil em Paris. Festa de 30 de Junho, de Monet, é um bom exemplo do estilo impressionista. Monet retratou a festa de encerramento da Exposição Universal de Paris de 1878. Veja onde estão os sinais do estilo impressionista:

1. Direto na tela

Nessa parte do quadro dá para notar que os impressionistas evitavam criar contrastes violentos entre tons claros e escuros. A mudança era gradual. Os artistas misturavam as cores para criar novos tons direto na tela, sem usar a paleta

2. Tudo borrado

Para aplicar a tinta, os impressionistas usavam pinceladas bem abertas. Assim, não era possível delimitar a forma das coisas através de contornos precisos, como dá para ver no efeito borrado que retrata as bandeiras francesas

3. Perspectiva livre

Apesar de haver uma certa perspectiva, o efeito borrado dá à tela uma idéia mais plana do que de profundidade. Isso era típico dos impressionistas, que não buscavam mais a perspectiva por meio de regras rígidas de geometria

4. Pincéis ágeis

A direção em que as pinceladas de tinta eram aplicadas ajudava a criar a impressão de objetos em movimento ou estáticos. O uso dessa técnica aparece nas bandeiras, que parecem tremular, e nas sacadas retas e imóveis do prédio

5. Iluminada inspiração

O uso da luz natural era outra característica marcante. Grande parte das obras foi feita ao ar livre. Os artistas usavam as variações da luz no dia para dar à pintura um efeito realista

http://mundoestranho.abril.com.br/cultura/pergunta_286523.shtml

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