VEJA!

BAND NEWS RÁDIO FM-RJ

BAND NEWS RÁDIO FM-RJ

OPORTUNIDADES

INFORMAÇÕES DO PROJETO:

BRASIL, RIO DE JANEIRO - 2016
CURSO DE ARTE RECICLAGEM -
EMAIL: calves1972@yahoo.com.br
***Vencedor da segunda edição do Projeto Sustentabilidade 2012 EDUCAÇÃO*** POR CARLOS A. BARBOSA***
Professor Artesão e Escritor
O PROJETO SOCIAL TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, O OBJETIVO DO APP e INFORMAR, PESQUISAR, CONSCIENTIZAR A SOCIEDADE A MELHORAR O MEIO AMBIENTE EM QUE VIVEMOS AO USO DE SACOLAS ECOLÓGICAS E A RECICLAGEM DO LIXO SUSTENTÁVEL, VOLTADOS PARA ESCOLAS E COMUNIDADES RJ; * TEMOS CURSO DE RECICLAGEM EM PAPEL – 100 Pratico%. TÉCNICAS EM PAPEL E PET, PLÁSTICO, METAIS, AULAS PARTICULARES, ESCOLAS, ETC Maquetes.
****PARCERIAS E PATROCINADOR PARA ESCOLA DE ARTE: CONTADO email: calves1972@yahoo.com.br.
ESTÁ EM FASE TESTE!
PARTICIPE E USE O APP NÃO JOGUE O LIXO NAS RUAS!
http://galeria.fabricadeaplicativos.com.br/nao_jogue_lixo_nas_ruas

PROJETO MODELO ARTE ECOLÓGICA PRÊMIOS RECONHECIDOS:

http://www.istoe.com.br/reportagens/270477_TRANSFORMADORES

http://blog.clubedeautores.com.br/2013/02/autor-do-clube-vence-premio-da-revista-istoe.html

PARCERIAS:

http://lixozero.org/v2/



domingo, 5 de agosto de 2012

EcoPC: o computador feito de garrafa PET


Feito com garrafas pet, gabinete de computador é mais leve e barato

Em casa, a garrafa plástica é a guardiã do suco, do refrigerante, do óleo e de diversos outros produtos. Depois de usado, quando é, por muitas vezes, descartado diretamente na natureza, o plástico se torna o vilão: polui as ruas, cai e entope a rede de esgoto e chega também aos rios, poluindo a água e se tornando até uma armadilha para os animais. Foi pensando nisso que o empresário e inventor Adriano Reis de Carvalho, 27 anos, teve a ideia de transformar o lixo em matéria-prima para criar um computador sustentável, batizado de EcoPC.

Depois de fazer uma parceria com catadores de lixo da cidade de São Lourenço, em Minas Gerais, que vendiam as garrafas já prensadas, Adriano começou a desenvolver o produto. O resultado foi um computador que, vazio, pesa apenas 200 gramas e, depois de montado, 800 gramas. Ele tem um tamanho até 12 vezes menor do que um desktop tradicional e usa cerca de 20 garrafas pet. A placa-mãe e o processador são de baixo consumo energético e para a fonte foram desenvolvidas peças menores, a fim de evitar mais desperdício de material. “O EcoPC tem a mesma durabilidade de qualquer outro computador. O pet é um material muito resistente, firme, durável, e, após seu processamento, ele se torna parecido com o plástico industrial utilizado em notebooks”, explica.

Desempenho

O empresário mineiro, que agora trabalha com outras seis pessoas na empresa AJA Tecnologia (Ajatec), comercializa o EcoPC por aproximadamente R$ 590. Até agora, foram vendidos 1.020 gabinetes e eles já negociam com investidores a produção em grande escala. “Pretendemos vender 100 mil peças por ano, com aumento gradativo da produção e geração de 200 empregos diretos e 500 indiretos. O lucro será, em média, de 60% e desejamos retornar parte da lucratividade ao catadores, e outra a projetos ambientais.”

Sobre o desempenho da máquina, ele explica que a configuração de hardware varia, já que pode ser escolhida pelo cliente. O computador, que ainda está em fase de patente, tem 500GB de HD, memória de 4GB e processador Intel 1.8 dual-core. O plano do empresário é utilizar a mesma ideia para fabricar outros produtos futuramente. “Estamos desenvolvendo um projeto de tablet feito de garrafas pet.”

Além de gerar empregos para os catadores de lixo da cidade, o projeto do EcoPC também inclui um programa de reciclagem. “Após três anos de uso, a empresa comprará a máquina de volta pelo valor de sua reciclagem e, assim, o EcoPC será o primeiro computador retornável do mundo. Do velho faremos o novo, sendo um ciclo infinito e sustentável”, garante.

FONTES:

Nenhum comentário: