
A Recicloteca e a arte de reciclar
A Recicloteca incentiva arte, design, moda e artesanato com recicláveis, através da promoção de cursos, oficinas e exposições.
A promoção de eventos e exposições que incentivem o trabalho de artistas plásticos, estilistas, designers e artesãos que incorporem a proposta da reciclagem em suas criações é, definitivamente, uma importante forma de despertar a atenção para esta questão.
Além de prestigiar o sentido estético da arte da reciclagem, a Recicloteca valoriza e estimula ações ligadas ao reaproveitamento com uma visão de contribuição social, tendo prestigiado em suas exposições, por exemplo, os trabalhos de grupos como ‘Felicidade não tem idade’ (terceira idade – comunidade do complexo da Maré), ‘Projeto Aprendizes’ (jovens e adultos da Vila Parque da Cidade), Geafa – Grupo de Educação Ambiental Fazendo e Aprendendo (Ação Comunitária do Brasil) e Proeja – Projeto de Educação de Jovens e Adultos.
Espaço Reciclarte
Em 2001 inaugurou, em sua sede na Rua Paissandu, o Espaço Reciclarte, onde realizou, ao longo daquele ano, as mostras ‘Arte da Reciclagem’, ‘A Moda é Reciclar’, ‘O Papel da Árvore’ e ‘A Reciclagem é uma Festa’. Em 2002, abrigou a mostra Rompendo Muros, que reuniu quadros elaborados durante oficinas artísticas por jovens internas da Unidade da Fundação Infância e Adolescência – FIA, em Dorândia, município de Barra do Piraí (RJ).
Em 2004 cedeu espaço para a ONG ‘O Nosso Papel’ que durante um mês expôs o trabalho de jovens participantes do Projeto Centro de Referência da Cultura Carioca.
Histórico das Exposições
Em 1996, foi responsável pela curadoria do 1º Brahma Reciclarte, dedicado à reciclagem nas artes plásticas e design, que ocupou o museu e as alamedas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. A mensagem didática, de forma inusitada, apresentada no Reciclarte, chamou a atenção do público para a importância da reciclagem de materiais e a proteção ambiental.
No 2º Brahma Reciclarte, realizado no ano seguinte também no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, o tema abordado foi a Reciclagem na Moda. Para viabilizar esta mostra, o concurso e desfile, a Recicloteca prestou suporte técnico na escolha e indicação dos trabalhos apresentados.
A terceira versão do Reciclarte, realizada no Memorial da Cidade de Curitiba, Paraná, em 1998, mobilizou a população local, repetindo o sucesso dos anos anteriores, e superando as expectativas dos organizadores.
A Recicloteca realizou nos últimos anos exposições para clientes como Petrobras, BNDES, Schlumberger, GAFISA, Superintendência Estadual de Rios e Lagoas – SERLA, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Central Globo de Produção – PROJAC, Shopping Rio Sul e West Shopping, no Rio de Janeiro (RJ); Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (RJ); Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Barra do Piraí (RJ); Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Areal (RJ); Carrefour (São Gonçalo, RJ); AmBev (Rio de Janeiro, São Paulo e Jaguariúna, SP); Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu (PR); Banco Real, Rio de Janeiro(RJ); Prefeitura Municipal de Angra dos Reis (RJ); Merck do Brasil, Rio de Janeiro (RJ); Esso SA, Rio de Janeiro (RJ); Gerdau, Rio de Janeiro (RJ).
Realizou, ainda, mostras de menor porte em escolas e instituições públicas de todo o estado do Rio de Janeiro.
Clique nas imagens para ampliar
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário