VEJA!

BAND NEWS RÁDIO FM-RJ

BAND NEWS RÁDIO FM-RJ

OPORTUNIDADES

INFORMAÇÕES DO PROJETO:

BRASIL, RIO DE JANEIRO - 2016
CURSO DE ARTE RECICLAGEM -
EMAIL: calves1972@yahoo.com.br
***Vencedor da segunda edição do Projeto Sustentabilidade 2012 EDUCAÇÃO*** POR CARLOS A. BARBOSA***
Professor Artesão e Escritor
O PROJETO SOCIAL TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, O OBJETIVO DO APP e INFORMAR, PESQUISAR, CONSCIENTIZAR A SOCIEDADE A MELHORAR O MEIO AMBIENTE EM QUE VIVEMOS AO USO DE SACOLAS ECOLÓGICAS E A RECICLAGEM DO LIXO SUSTENTÁVEL, VOLTADOS PARA ESCOLAS E COMUNIDADES RJ; * TEMOS CURSO DE RECICLAGEM EM PAPEL – 100 Pratico%. TÉCNICAS EM PAPEL E PET, PLÁSTICO, METAIS, AULAS PARTICULARES, ESCOLAS, ETC Maquetes.
****PARCERIAS E PATROCINADOR PARA ESCOLA DE ARTE: CONTADO email: calves1972@yahoo.com.br.
ESTÁ EM FASE TESTE!
PARTICIPE E USE O APP NÃO JOGUE O LIXO NAS RUAS!
http://galeria.fabricadeaplicativos.com.br/nao_jogue_lixo_nas_ruas

PROJETO MODELO ARTE ECOLÓGICA PRÊMIOS RECONHECIDOS:

http://www.istoe.com.br/reportagens/270477_TRANSFORMADORES

http://blog.clubedeautores.com.br/2013/02/autor-do-clube-vence-premio-da-revista-istoe.html

PARCERIAS:

http://lixozero.org/v2/



segunda-feira, 2 de abril de 2012

reciclagem de celulares


imagem.jpg

Da bateria à embalagem, um aparelho celular pode ter até 85% de suas partes recicladas. Contudo, um estudo realizado por uma fabricante de celular finlandesa mostrou que apenas 2% da população brasileira reciclam seus aparelhos móveis. Para aumentar esse dado, algumas empresas de telefonia estão investindo em programas de reciclagem dos aparelhos.
Nokia , por exemplo, acaba de anunciar a reciclagem de 500 mil aparelhos celulares na América Latina. A empresa ainda recolheu 40 toneladas de baterias e 150 mil acessórios em seus programas de reciclagem. A empresa também reduziu e está utilizando materiais reciclados na produção das embalagens e manuais de uso dos seus celulares. Alguns dos novos modelos são acompanhados de carregadores com alarme que avisa ao usuário quando a bateria está carregada e evita assim o desperdício de energia.
Motorola  também possui um programa de reciclagem de celulares e acessórios. Os componentes dos aparelhos, como baterias, carregadores, fios e fones de ouvido, podem ser entregues na rede de autorizadas da montadora. Depois de coletados, os resíduos serão analisados e classificados, e algumas substâncias como o cobre, o ouro, o bronze e o ferro, serão recicladas ou reutilizadas.
A operadora Claro  recolhe e recicla celulares, acessórios e componentes de telefonia. Ela tem 140 urnas coletoras espalhadas pelo Brasil que recebem os equipamentos, ricos em vários tipos de metal pesado, como chumbo (usado para soldar chips), cromo e mercúrio, usados em componentes de metal ou visores LCD.
A Brasil Telecom  (BrT) é outra que recolhe, desde 2005, baterias e celulares para reciclagem. A empresa trabalha com o programa de coleta nos estados de Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Goiás, Tocantins, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rondônia e o Distrito Federal.
Perigo
Segundo a ReCellular , uma das maiores recicladoras de celulares do mundo, todos os anos mais de 100 milhões de aparelhos são descartados. Isso significa milhares de toneladas de placas, circuitos, plásticos e baterias com substâncias tóxicas como PVC aumentando os lixões.
Algumas partes do aparelho, como a bateria, contêm forte presença de metais pesados como chumbo, cádmio e mercúrio que, se descartados na natureza, podem poluir o solo e a água, além de causar riscos à saúde, provocando doenças neurológicas e motoras. Além disso, o próprio plástico que compõe a maior parte do telefone é um material de difícil decomposição.
Lei
Segundo a Resolução nº. 257 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA ), os fabricantes, importadores, redes autorizadas de assistência técnica e comerciantes de pilhas e baterias são obrigados a coletar, transportar e armazenar o material. Os fabricantes e os importadores são ainda responsáveis pela reutilização, reciclagem, tratamento ou disposição final do produto.
Dessa forma, quando seu aparelho celular ficar velho, ao invés de jogá-lo no lixo, leve-o até a loja onde foi comprado ou a outros postos de coleta, e garanta que ele terá a destinação correta.


Tags: Reduzir, Reutilizar, Reciclar 

http://www.ecodesenvolvimento.org.br/noticias/empresas-investem-na-reciclagem-de-celulares

Um comentário:

Anne Lieri disse...

Carlos,gostei muito do seu blog tb e vou colocar seu livro no Recanto dos autores,com certeza!Desejo muito sucesso!Bjs e boa semana!