VEJA!

BAND NEWS RÁDIO FM-RJ

BAND NEWS RÁDIO FM-RJ

OPORTUNIDADES

INFORMAÇÕES DO PROJETO:

BRASIL, RIO DE JANEIRO - 2016
CURSO DE ARTE RECICLAGEM -
EMAIL: calves1972@yahoo.com.br
***Vencedor da segunda edição do Projeto Sustentabilidade 2012 EDUCAÇÃO*** POR CARLOS A. BARBOSA***
Professor Artesão e Escritor
O PROJETO SOCIAL TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, O OBJETIVO DO APP e INFORMAR, PESQUISAR, CONSCIENTIZAR A SOCIEDADE A MELHORAR O MEIO AMBIENTE EM QUE VIVEMOS AO USO DE SACOLAS ECOLÓGICAS E A RECICLAGEM DO LIXO SUSTENTÁVEL, VOLTADOS PARA ESCOLAS E COMUNIDADES RJ; * TEMOS CURSO DE RECICLAGEM EM PAPEL – 100 Pratico%. TÉCNICAS EM PAPEL E PET, PLÁSTICO, METAIS, AULAS PARTICULARES, ESCOLAS, ETC Maquetes.
****PARCERIAS E PATROCINADOR PARA ESCOLA DE ARTE: CONTADO email: calves1972@yahoo.com.br.
ESTÁ EM FASE TESTE!
PARTICIPE E USE O APP NÃO JOGUE O LIXO NAS RUAS!
http://galeria.fabricadeaplicativos.com.br/nao_jogue_lixo_nas_ruas

PROJETO MODELO ARTE ECOLÓGICA PRÊMIOS RECONHECIDOS:

http://www.istoe.com.br/reportagens/270477_TRANSFORMADORES

http://blog.clubedeautores.com.br/2013/02/autor-do-clube-vence-premio-da-revista-istoe.html

PARCERIAS:

http://lixozero.org/v2/



terça-feira, 2 de agosto de 2011

LIMPA BRASIL

 Limpa Rio

Nos próximos anos, 2014 e 2016, os olhos do mundo estarão voltados para o Rio de Janeiro, na expectativa de que a cidade cumpra com êxito os propósitos de recepção e acolhimento à Copa do Mundo e às Olimpíadas.
Segunda maior metrópole do Brasil e principal destino turístico de toda a América latina, o Rio de Janeiro é conhecido por suas belezas naturais e topografia singular, no entanto, a cidade precisa enfrentar desafios estruturais que, ainda hoje comprometem sua viabilidade como uma capital do mundo capaz de receber os grandes eventos internacionais e, sobretudo de superar os problemas que impedem uma melhor qualidade de vida para todos os seus cidadãos cariocas.
A Limpeza urbana e eficiência na gestão de resíduos sólidos da cidade são desafios imperativos que se antepõem aos cariocas, e que somente com a união de esforços entre sociedade organizada e poder público local haveremos de vislumbrar uma solução para o problema cujos prognósticos apontam indicadores preocupantes a cada dia.
Com uma população de mais de seis milhões de habitantes, a cidade produz cerca de 264 mil toneladas de lixo por mês (cerca de 8.800 toneladas por dia), mas os materiais recicláveis, que vêm da coleta seletiva, somam apenas 600 toneladas mensais, o que não representa nem 1% do total.
A Companhia de Limpeza Urbana – Comlurb recolhe diariamente cerca de 8.800 toneladas de lixo domiciliar e de resíduos produzidos em toda a cidade, dos quais 40% são retirados das ruas. Sua produção de lixo é de 1,505 kg/hab/dia. Para limpar a cidade do Rio de Janeiro, a Companhia dispõe de uma frota de 1.069 veículos e 298 equipamentos, sendo 364 da própria empresa e 705 terceirizados. Possui aterros de lixo e 15.869 empregados, dos quais 11.000 são garis.
Segundo dados da prefeitura do Rio de Janeiro, são gastos cerca de R$ 250 milhões de reais por ano na coleta de mais de 1,2 milhões de toneladas de lixo recolhidos nas ruas e praias da cidade.  A coleta do lixo jogado no chão custa três vezes mais à Comlurb se comparado ao custo do recolhimento em lixeiras. Com os recursos economizados, poderiam ser feitos investimentos nas áreas de saúde, educação, transporte, lazer, etc.
É através de pequenas ações em nosso cotidiano que podemos virar este jogo. Separe seu lixo, use o mínimo de plástico descartável, economize água, respeite o direito do próximo, economize energia, preserve o meio ambiente, valorize o seu voto cobrando das autoridades o direito de viver numa cidade sadia.
É só chover forte para todo mundo se dar conta: lixo fora do lugar dá trabalho. Entope ralo e custa dinheiro. No Brasil, cuidar do lixo é um desafio gigantesco. Existem boas iniciativas, mas elas ainda são poucas – e insuficientes. O lixo urbano jogado em ruas, avenidas, lagos, rios e córregos é apontado pelas prefeituras como a causa da retenção das águas das chuvas em 30,7% dessas cidades. Significa que mais de 600 cidades brasileiras evitariam as enchentes ou reduziriam as inundações se a população descartasse corretamente seu lixo e o poder público cuidasse melhor da coleta de resíduos urbanos.
Entre as doenças relacionadas ao lixo doméstico, destacamos: Cisticercose, cólera, disenteria, febre tifoide, filariose, giardíase, leishmaniose, leptospirose, peste bubônica, salmonelose, toxoplasmose, tracoma, triquinose e mais outras nove.
O estado do Rio de Janeiro tem hoje 40 lixões irregulares operados pelas próprias prefeituras dos municípios, isso sem contar os inúmeros lixões clandestinos, menores.
Os catadores do lixão de Gramacho, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, reivindicam  que a prefeitura carioca invista em projetos de conscientização para a separação do lixo reciclável e remunere as cooperativas que coletarem esses materiais nos condomínios da cidade.
É da capital fluminense que vem a maior parte do lixo descartada no lixão de Jardim Gramacho. Com o anúncio do fechamento da unidade até o fim do ano, os 2,5 mil catadores procuram uma alternativa de renda e cobram a aplicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, de 2010.
Com a capacidade esgotada, o lixão de Gramacho é um dos maiores depósitos de lixo a céu aberto do mundo. Ele recebe 17 mil toneladas resíduos sólidos por dia, sendo 9 mil toneladas da cidade do Rio de Janeiro. Segundo o presidente da Cooperativa de Catadores do Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho, Sebastião Santos, para ampliar de 2% para 10% o percentual da coleta seletiva no município até 2014, conforme determina a nova lei, a prefeitura do Rio precisa conscientizar a população para necessidade de separar o lixo na hora da coleta.
Nesse contexto a iniciativa do Limpa Brasil – Let’s do It! no Rio de Janeiro vem se perfilar como um movimento à somar esforços aos demais agentes sociais, como o movimento de catadores, população local e poder público, já imbuídos da tarefa de instalar na cidade uma nova cultura de gestão de resíduos sólidos.

Seja Voluntário

Vista a Camisa!
Compre a briga por um país mais limpo e vista a camisa do movimento! Abaixo algumas formas de ajudar:
. Acumule materiais: Você pode durante a semana, separar os materiais recicláveis em sua casa e no dia da ação direcioná-los a um de nossos EcoPontos.
. Seja um catador: Durante o dia 05, dirija-se a um dos EcoPontos e nos ajude na ação de coleta coletiva no entorno de cada localidade!
. Divulgue o Limpa Brasil: Use os 3R’s nas redes sociais: Retuite, Reenvie, Responda!
Facebook
FanPage
. Confirme presença no evento criado no Facebook! Clique aqui
Twitter
. Siga o @Limpa_Rio e o @Limpa_Brasil
. Twitte com a hastag #LimpaBrasil

Fontes:

http://limpabrasil.com/blogs/riodejaneiro/sobre-limpa-brasil/ 
http://www.limpabrasil.com/site/sua-cidade/
http://www.limpabrasil.com/site/
http://www.limpabrasil.com/site/categoria/artigos/dicas/

Nenhum comentário: