Uma alternativa encontrada pelo analista de sistemas Arley Lobato foi a de promover trocas de livros usados pela internet. Criou, para isso, o site “Trocando Livros”, em que os internautas, mediante um rápido e simples cadastro, promovem trocas de títulos de seu interesse.
Quem, por mais que leia pouco, não tem pelo menos alguns livros encostados em algum móvel ou caixa pelos cantos da casa? E quanta gente não está procurando exatamente aqueles títulos? É uma forma inteligente de fazer circular obras que foram feitas para pessoas, e não para caixotes e armários.
Disponível desde o final de 2008, o site tem cadastrados milhares de títulos em seu acervo. O usuário entra, cadastra as publicações que tem disponíveis, que passam a constar do acervo. Quando alguém requisita alguma delas, o usuário a envia e recebe, virtualmente, um crédito para que também requisite um livro. Caso ainda não tenha enviado algum livro e queira requisitar um, pode comprar o crédito no valor de R$ 14,90. Dessa forma, o que antes ficava empoeirando em um canto qualquer pode ser lido por várias pessoas.
Até agora, são 40 mil os usuários cadastrados, que já trocaram mais de 30 mil livros pagando somente pelo envio. A média é de 2 mil exemplares por mês até o momento. O livro deve estar em ótimo estado e não pode conter rasuras ou anotações – aqueles com nomes, dedicatórias ou carimbos em apenas uma das páginas podem ser enviados.
O serviço do “Trocando Livros” está disponível apenas para o território brasileiro. Mas quem quiser adquirir ou enviar livros por todo o mundo pode aderir ao site “Bookcrossing”, seguindo quase as mesmas regras, apenas com as diferenças postais de cada país – já há mais de 4 mil brasileiros cadastrados em todos os estados brasileiros.
É uma boa e econômica alternativa para quem não tem tempo de percorrer os sebos de sua cidade, para quem corre de altos preços em livrarias e para quem quer dar um destino mais nobre às obras que estavam ocupando espaço em sua casa, antes que estraguem e acabem indo parar no lixo em uma mudança ou arrumação qualquer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário