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BAND NEWS RÁDIO FM-RJ

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OPORTUNIDADES

INFORMAÇÕES DO PROJETO:

BRASIL, RIO DE JANEIRO - 2016
CURSO DE ARTE RECICLAGEM -
EMAIL: calves1972@yahoo.com.br
***Vencedor da segunda edição do Projeto Sustentabilidade 2012 EDUCAÇÃO*** POR CARLOS A. BARBOSA***
Professor Artesão e Escritor
O PROJETO SOCIAL TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, O OBJETIVO DO APP e INFORMAR, PESQUISAR, CONSCIENTIZAR A SOCIEDADE A MELHORAR O MEIO AMBIENTE EM QUE VIVEMOS AO USO DE SACOLAS ECOLÓGICAS E A RECICLAGEM DO LIXO SUSTENTÁVEL, VOLTADOS PARA ESCOLAS E COMUNIDADES RJ; * TEMOS CURSO DE RECICLAGEM EM PAPEL – 100 Pratico%. TÉCNICAS EM PAPEL E PET, PLÁSTICO, METAIS, AULAS PARTICULARES, ESCOLAS, ETC Maquetes.
****PARCERIAS E PATROCINADOR PARA ESCOLA DE ARTE: CONTADO email: calves1972@yahoo.com.br.
ESTÁ EM FASE TESTE!
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PROJETO MODELO ARTE ECOLÓGICA PRÊMIOS RECONHECIDOS:

http://www.istoe.com.br/reportagens/270477_TRANSFORMADORES

http://blog.clubedeautores.com.br/2013/02/autor-do-clube-vence-premio-da-revista-istoe.html

PARCERIAS:

http://lixozero.org/v2/



domingo, 19 de julho de 2009

Ônibus a Hidrogênio

Ônibus a Hidrogênio vira realidade no Brasil

Primeiro protótipo com emissão zero de poluentes será entregue no segundo semestre de 2009

O Projeto Ônibus Brasileiro a Hidrogênio foi desenvolvido pelo Ministério de Minas e Energia e pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos - EMTU/SP. Trata-se de uma parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Global Environment Facility (GEF) e Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Esta tecnologia, que garante a emissão zero de poluentes na atmosfera, tem a finalidade de desenvolver uma solução mais limpa para o transporte público urbano no Brasil.

O lançamento do “Projeto Ônibus Brasileiro a Hidrogênio” coloca hoje o país em uma posição de destaque no mundo com a aprovação do modelo apresentado ao PNUD e ao GEF para a produção de um veículo totalmente limpo projetado por técnicos altamente competentes.

Papel da EMTU/SP

A EMTU/SP é a empresa coordenadora nacional do projeto e sempre manteve a política de minimizar o impacto do transporte coletivo no meio ambiente. Por isso, participa e desenvolve estudos de diversas alternativas energéticas como os testes com o etanol, ônibus a gás natural, ônibus híbrido e agora o Hidrogênio.

Na garagem da Concessionária Metra, em São Bernardo do Campo, com o apoio técnico da Petrobrás e BR Distribuidora, será instalado o equipamento para a produção e abastecimento de hidrogênio, por meio de eletrolisadores da água que têm a função de separar as moléculas de oxigênio e hidrogênio. A primeira será liberada para atmosfera e o hidrogênio comprimido para abastecer o ônibus. Este combustível é totalmente limpo, pois libera apenas vapor d’água.

O primeiro ônibus movido a célula de combustível a hidrogênio tem 12 metros de comprimento, três portas, capacidade para até 63 passageiros (1 motorista / 29 sentados / 32 em pé / 1 cadeirante), ar-condicionado e piso baixo para maior conforto e segurança aos passageiros. Tem tração elétrica híbrida (célula combustível mais bateria) e autonomia de 300 km.

Testes

O ônibus protótipo já passou por todos os testes automotivos necessários para a sua homologação em Caxias do Sul/RS e São Paulo, devendo ser lançado oficialmente ainda no segundo semestre deste ano, período em que começará a operar no Corredor Metropolitano ABD (São Mateus – Jabaquara). Além desse protótipo, deverão ser fabricados mais três ônibus movidos a célula de combustível a hidrogênio.

O Corredor Metropolitano ABD é o sistema ideal para este tipo de experimento, pois trata-se de local de alta concentração de emissões, dependendo da tecnologia a ser utilizada. Além disso, na via exclusiva o veículo pode desenvolver velocidade média superior a 25 km/h, o que favorece atingir rapidamente a quilometragem que permite avaliar seu desempenho de forma mais aproximada. Este trabalho será feito ao longo de 2009 e 2010.

A estratégia do desenvolvimento do projeto, avaliado em US$ 16 milhões, foi reunir empresas plenamente capacitadas e líderes mundiais de mercado para formar o Consórcio e desenvolver o protótipo, garantindo, ainda, a participação de empresas brasileiras e assegurando a fabricação do veículo no país. Os trabalhos incluem o desenvolvimento do projeto de engenharia, a fabricação dos veículos e da infraestrutura de produção e abastecimento de hidrogênio.

O Brasil é o quarto país no mundo a deter a tecnologia e capacidade de fabricar um ônibus de transporte de passageiros movido a hidrogênio (os outros são os EUA, Alemanha e China). Em maio de 2006 foi assinado o contrato de fornecimento do primeiro ônibus e toda a infraestrutura necessária para operá-lo. As empresas são as seguintes:

AES ELETROPAULO Especificação da subestação, conexão, qualidade e disponibilidade de energia
BALLARD POWER SYSTEMS Design, desenvolvimento fabricação da célula a combustíve
EPRI Gerenciamento do projeto e líder do Consórcio
HIDROGENICS Fabricante do eletrolisador e equipamentos da estação de abastecimento do hidrogênio
MARCOPOLO Fabricante da carroçaria e seus componentes
NUCELLSYS Desenvolvimento, fabricação e engenharia de aplicação dos sistemas de célula a combustível
PETROBRAS DISTRIBUIDORA Integradora e operadora da estação de abastecimento de hidrogênio
TUTTOTRASPORTI Integradora do ônibus completo e fabricante dos chassis


O projeto brasileiro foi escolhido pelo PNUD/GEF por conta de vários aspectos importantes:

Os econômicos consideraram que o Brasil é uma economia emergente; os ônibus possuem papel importante no transporte urbano brasileiro; o país é o maior mercado mundial de ônibus; é também o maior produtor de ônibus (45 mil/ano); e a frota de ônibus da Região Metropolitana de São Paulo é a maior do mundo.

Em relação aos aspectos ambientais, levou-se em conta que São Paulo tem grandes problemas de poluição; os veículos motorizados são responsáveis por 90% das emissões de poluentes na atmosfera; a maioria dos ônibus é equipada com motores a diesel com alta emissão de Óxidos de Nitrogênio (Nox) e materiais particulados (MP); e o Brasil é líder na redução de gases de efeito estufa por meio do uso de energia hidroelétrica e do etanol.

Assessoria de Imprensa
Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos - EMTU/SP

http://www.emtu.sp.gov.br/h2/noticia/release1.htm

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