CURSO DE IDIOMAS

CURSO DE IDIOMAS
OPORTUNIDADES

PROJETO SUSTENTABILIDADE NAS ESCOLAS

PROJETO SUSTENTABILIDADE NAS ESCOLAS
PARTICIPE!

terça-feira, 10 de março de 2009

Arte Mexicana

Pintura Escultura Arquitetura

Os pintores maias no período pré-colombiano representavam as cenas do cotidiano em vasos de cerâmica e nas paredes dos templos, suas cores vivas e a completa ausência de sombra ou perspectiva criavam um efeito extremamente decorativo. A pintura mexicana atingiu seu ponto máximo nas décadas de 20 e 30, quando vários artistas pintaram temas que enfatizavam sentimentos nacionalistas.
Os artistas mexicanos produziram obras que combinavam as técnicas do expressionismo com temas nacionalistas e por vezes revolucionários. Seus pintores procuravam criar obras autenticamente mexicanas, muitas delas retratam heróis e a história do México. Estas pinturas eram muito procuradas para decorar edifícios públicos, por isso muitos artistas mexicanos dedicaram-se a pintar enormes murais.
Durante a década de 1960, pintores jovens abandonaram os temas revolucionários e seguiram as últimas tendências da arte, vindas de outros países, dando à pintura do México um caráter universal. Entre os pintores mexicanos destacam-se: Diego Rivera, Rufino Tamayo, Frida Khalo, Arturo Garcia Bustos, Francisco Toledo e Jose Clemente Orozco.

A primeira civilização pré-colombiana, a olmeca, floresceu de cerca de 1200 a.C. a cerca de 100 a.C., no sul do golfo do México.
A escultura olmeca consistia originalmente de colossais cabeças de pedra, relevos cortados na rocha, seixos rolados entalhados, altares, lajes de pedra gigantescas, chamadas estelas e estatuetas de argila e de jade.
Um tema freqüente era uma figura metade jaguar, metade criança que muitos estudiosos identificam como o deus da chuva. Este tipo de escultura era monumental no tamanho, porém pobre em estilo, mas dava ênfase a um vestuário ornamentado e a arranjos complexos de figuras.
A escultura dos maias estava intimamente ligada a religião e devia mostrar todas as características dos deuses sob a forma de símbolos religiosos.

Na escultura asteca, encontram-se imagens dos deuses em pedra, com forma monstruosa e relevos com desenhos simbólicos que eram colocados em templos e praças. A mais famosa escultura asteca é a Pedra do Sol, que em seu centro mostra a imagem do deus sol, são também apresentados os dias da semana do calendário asteca e versões historia mundial, além de mitos e profecias. Esculpiam jóias finas em jade.
Arte no Mundo
Africana Chinesa Cubana Holandesa Indiana Islandesa Jamaicana Japonesa Mexicana Neozelandesa Panamenha Peruana Portuguesa Russa Samoana Sul-Africana Tailandesa Uruguaia

Fontes das imagens: http://redescolar.ilce.edu.mx, http://redescolar.ilce.edu.mx

Nenhum comentário:

FUSEBUX

NOVIDADES!