VEJA!

BAND NEWS RÁDIO FM-RJ

BAND NEWS RÁDIO FM-RJ

OPORTUNIDADES

INFORMAÇÕES DO PROJETO:

BRASIL, RIO DE JANEIRO - 2016
CURSO DE ARTE RECICLAGEM -
EMAIL: calves1972@yahoo.com.br
***Vencedor da segunda edição do Projeto Sustentabilidade 2012 EDUCAÇÃO*** POR CARLOS A. BARBOSA***
Professor Artesão e Escritor
O PROJETO SOCIAL TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, O OBJETIVO DO APP e INFORMAR, PESQUISAR, CONSCIENTIZAR A SOCIEDADE A MELHORAR O MEIO AMBIENTE EM QUE VIVEMOS AO USO DE SACOLAS ECOLÓGICAS E A RECICLAGEM DO LIXO SUSTENTÁVEL, VOLTADOS PARA ESCOLAS E COMUNIDADES RJ; * TEMOS CURSO DE RECICLAGEM EM PAPEL – 100 Pratico%. TÉCNICAS EM PAPEL E PET, PLÁSTICO, METAIS, AULAS PARTICULARES, ESCOLAS, ETC Maquetes.
****PARCERIAS E PATROCINADOR PARA ESCOLA DE ARTE: CONTADO email: calves1972@yahoo.com.br.
ESTÁ EM FASE TESTE!
PARTICIPE E USE O APP NÃO JOGUE O LIXO NAS RUAS!
http://galeria.fabricadeaplicativos.com.br/nao_jogue_lixo_nas_ruas

PROJETO MODELO ARTE ECOLÓGICA PRÊMIOS RECONHECIDOS:

http://www.istoe.com.br/reportagens/270477_TRANSFORMADORES

http://blog.clubedeautores.com.br/2013/02/autor-do-clube-vence-premio-da-revista-istoe.html

PARCERIAS:

http://lixozero.org/v2/



quinta-feira, 5 de março de 2009

Arte Medieval






" A arte medieval sofreu uma grande influência da Igreja Católica.
As artes que ,aos se destacaram na Idade Média foram as artes plásticas: arquitetura, pintura e escultura. Suas principais realizações foram as igrejas, podendo-se distinguir, nelas, dois estilos básicos: o românico e gótico.

O estilo românico

Esse estilo pode ser considerado uma evolução da arte romana. O teto em abóbada e, principalmente, o arco pleno, apoiado em colunas, são suas marcas principais.
Com muitas variantes regionais, o românico tem algumas características comuns, que são:
1 – na arquitetura: a impressão de solidez inabalável das construções, firmemente plantadas no solo. Um efeito visual perfeito, para transmitir a confiança na solidez da Igreja Católica, num mundo agitado e inseguro. Para agüentar o peso das abóbadas de pedra, usam-s e colunas grossas e paredes maciças, reforçadas, do lado de fora, por contrafortes. Para não enfraquecer as paredes, as janelas são poucas e estreitas, criando contrastes de luz e sombra no interior, que transpira recolhimento e paz.

Catedral de Speyer, na Alemanha
Igreja de San Clemente de Talul, na Espanha

2 – na decoração: a escultura e a pintura são mais usadas como complementos da arquitetura. Os temas são escolhidos e tratados de modo a formarem um catecismo visual, que ensina ao povo analfabeto os fundamentos da religião. As figuras não têm naturalidade e, muitas vezes, são desproporcionadas. Entre os elementos decorativos, os portais ganham destaque. Geralmente apresentam, no centro um pilar esculpido, sustentando uma arquitrave decorada; e sobre esta, um tímpano ricamente decorado, tendo ao centro a figura de Cristo.

Interior da Igreja de Tournus, na França. Note as poucas janelas e seu efeito na Iluminação.
Um exemplo de escultura decorativa românica: datalhe do Portal da Glória da catedra de Santiago de Compostela (final do século XII)


O estilo Gótico
Este estilo surgiu na França, no século XII. O nome gótico (= bárbaro) foi dado por alguns artistas italianos do século XVI, os quais só valorizavam a arte grega e romana.
Durante quatro séculos, o gótico floresceu nos mais diversos países europeus, em inúmeras catedrais, que até hoje causam admiração pela beleza, elegância, delicadeza e engenharia perfeita. As principais características desse estilo são as seguintes:
1 - na arquitetura: ao contrário da igreja românica, solidamente plantada na terra, a catedral gótica é um movimento em direção ao céu. Tanto no exterior como no interior, todas as linhas da construção apontam para o alto. Essa atração para cima é acentuada pelo uso de arcos pontudos (arcos ogivais), substituindo os arcos plenos do estilo românico. As abóbadas tornam-se mais leves que as do românico. Além disso, parte do seu peso é distribuído externamente, por meio de arcobotantes, apoiados em contrafortes.

Interior da catedral de colônia. Alemanha.
Catedral de Notre Dame, em Paris.

Com esta solução de engenharia, foi possível reduzir a espessura das paredes e colunas, abrir numerosas janelas e elevar o teto a alturas impressionantes. As paredes são rasgadas por imensos painéis de vidro (vitrais), que inundam de luz o interior, aumentando a sensação de amplidão no espaço interno. As alturas vertiginosas ressaltam a idéia da pequenez do homem, diante da grandeza de Deus. No exterior, as fachadas são quase sempre enquadradas por torres laterais, muito altas e arrematadas por flechas agudas.A tendência para o alto é reforçada por numerosas torrezinhas (pináculos), que ter­minam em flechas.
Para se fazer uma ideia da aceitação do gótico, basta dizer que, só na França, entre 1170 e 1270, foram construídas mais de 400 igrejas e capelas neste estilo. Apesar do desprezo dos ar­tistas do Renascimento, a arte gótica inventou soluções de arquitetura que só foram superadas no século XIX, com o uso do aço; e outras, só no século XX, pelo concreto armado. É ignorância ou preconceito chamar de atrasada uma sociedade capaz de realizar obras tão perfeitas.
2 - na pintura: no estilo gótico, embora a pintura seja freqüentemente substituída pelos vitrais, são comuns as pinturas em painéis de madeira e sobre relevos. As figuras adquirem mais naturalidade ,e o colorido é mais vivo. São,também, notáveis as pinturas em manuscritos (iluminuras). No final do período, surge a preocupação com a perspectiva, melhorando as proporções entre figuras próximas e afastadas.
3 - Na escultura:em geral,a escultura gótica está integrada na arquitetura.Aos poucos, ela foi-se libertando das rígidas formas românicas e adquirindo maior expressão, primeiramente, no rosto e, depois nos movimentos. Além dessa variação no tempo, há grande diferenciação de um lugar para outro. Na fase final da Idade Média, as figuras já apresentam uma grande naturalidade."1

Fonte:

1 - DUARTE, Gleuso. Jornada para o nosso tempo. Vol. 2. Belo Horizonte, Lê, 1997
(caso você queira comprar esse livro, clique aqui)
eia mais sobre o feudalismo
Sociedade Feudal
Igreja Medieval
Arte Medieval
Economia Feudal
Baixa Idade Média
Crise do sistema feudal

Nenhum comentário: