VEJA!

BAND NEWS RÁDIO FM-RJ

BAND NEWS RÁDIO FM-RJ

OPORTUNIDADES

INFORMAÇÕES DO PROJETO:

BRASIL, RIO DE JANEIRO - 2016
CURSO DE ARTE RECICLAGEM -
EMAIL: calves1972@yahoo.com.br
***Vencedor da segunda edição do Projeto Sustentabilidade 2012 EDUCAÇÃO*** POR CARLOS A. BARBOSA***
Professor Artesão e Escritor
O PROJETO SOCIAL TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, O OBJETIVO DO APP e INFORMAR, PESQUISAR, CONSCIENTIZAR A SOCIEDADE A MELHORAR O MEIO AMBIENTE EM QUE VIVEMOS AO USO DE SACOLAS ECOLÓGICAS E A RECICLAGEM DO LIXO SUSTENTÁVEL, VOLTADOS PARA ESCOLAS E COMUNIDADES RJ; * TEMOS CURSO DE RECICLAGEM EM PAPEL – 100 Pratico%. TÉCNICAS EM PAPEL E PET, PLÁSTICO, METAIS, AULAS PARTICULARES, ESCOLAS, ETC Maquetes.
****PARCERIAS E PATROCINADOR PARA ESCOLA DE ARTE: CONTADO email: calves1972@yahoo.com.br.
ESTÁ EM FASE TESTE!
PARTICIPE E USE O APP NÃO JOGUE O LIXO NAS RUAS!
http://galeria.fabricadeaplicativos.com.br/nao_jogue_lixo_nas_ruas

PROJETO MODELO ARTE ECOLÓGICA PRÊMIOS RECONHECIDOS:

http://www.istoe.com.br/reportagens/270477_TRANSFORMADORES

http://blog.clubedeautores.com.br/2013/02/autor-do-clube-vence-premio-da-revista-istoe.html

PARCERIAS:

http://lixozero.org/v2/



quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

ARTE DO CUBISMO

O cubismo foi mais uma manifestação artística que se caracterizou pela distorção da imagem real. No cubismo, o mesmo objetivo pictórico é transposto para a tela a partir de vários ângulos superpostos. Há uma fragmentação do objeto em sua representação, perdendo a integridade individual que possui na realidade. O cubismo, em suma, abandona a tradição de um único ponto de vista.

Surgiu, justamente, como resultado de experiências de fragmentação do objeto representado, em que o elemento tempo ( quarta dimensão do Universo) é inserido sob diversos pontos de vista do observador. Essencialmente, o objeto da tela cubista é visto de vários ângulos, permitindo uma composição de visões simultâneas - como se o objeto total pintado fosse a soma de suas representações vistas de face, de lado, em corte, de cima, de baixo...

O cubismo decorreu numa época em que os artistas duvidavam de seus sentimentos como instrumentos seguros de conhecimento e desprezavam suas impressões, preocupando-se com a esquematização de raciocínios lógicos. O cerebralismo dos cubistas conduziu a uma pintura de aspecto estático e ao desprezo da cor, substituindo a gama cromática pelos valores cinza e bege e pelas representações fundamentais nas figuras geométricas. Surgiu como reação ao Impressionismo, que figurava a imagem com os olhos do espectador, por volta de 1908 e 1909. Seu precursor foi Cézanne, que se tornou o pai da "arte moderna", ao sacrificar a correção convencional da perspectiva linear e aérea em busca de um arranjo ordenado na tela, que os mestres clássicos haviam conhecido.

O Cubismo está dividido em três fases:

- Cezanneana - (1908) - Procurava retratar a natureza de forma cristalizada. - Analítica - (1910) - Crescente decomposição do assunto e uso do simultaneísmo. - Sintética - (1912) - Tendência ao abstracionismo, uso de colagem (materiais estranhos à pintura) e composição de grandes áreas sintéticas, conquistando expressão solene.

Foram representantes desse movimento:

- Picasso e Braque ( Fase Analítica )

- Léger e Delaunay (Fase Sintética )

Características do Cubismo

- Eliminação de elementos subjetivamente supérfluos. - "Assassinato" da anatomia. - Ritmo. - Realidade convencional em libertação. - Geometrização lógica das formas naturais. - Dissecação do objeto e sua recomposição, fazendo surgir um novo objeto. - Rejeição da cor e uso de tons neutros. - Formas fragmentárias e fragmentadas. - Abstração. - Introdução de elementos inusitados, como sinais tipográficos, colagem de papeis, tecidos, cartazes...

Compare-se, a título de exemplificação os dois quadros acima, ambos chamados de O Violino. O primeiro pintado por Picasso e o segundo por Murillo la Greca. As características do quadro de Murillo, são completamente diferentes do cubismo.

Nele se pode notar:

- Representação perfeita do objeto pictórico - Detalhamento da realidade - Coloração próxima da natureza. - Representação do quadro a partir de um único ponto de vista. - Profundidade.

Fonte: www.cyberartes.com.br

http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/cubismo/cubismo-6.php

Nenhum comentário: