Tailândia, elefantes são obrigados a pintar quadros.
Em 1989, milhares de elefantes deixaram de ser explorados em plantações, após a proibição da poda de árvores na Tailândia. No entanto, as autoridades encontraram uma nova forma de exploração desses animais.
Agora, centenas de elefantes são obrigados a pintar telas em espetáculos para turistas em Lampang, no norte da Tailândia. Os elefantes, por não terem a criatividade e a capacidade de abstração dos primatas, precisam da “ajuda” dos mahout (cuidadores), que controlam suas trombas.
E a exploração dos animais não se limita à pintura. Segundo os organizadores, as apresentações dos elefantes costumam incluir composições coreográficas e jogos de futebol. Eles também são obrigados a formar uma orquestra, na qual tocam vários instrumentos de percussão, como tambores e xilofones.
Grupos de defesa dos animais garantem que os mamíferos são submetidos a torturas para que aprendam habilidades que não são próprias de sua natureza. Os responsáveis do centro tailandês, obviamente, negam que existam maus-tratos. “Eles são ensinados de uma forma natural, não são forçados a realizar nenhuma atividade, embora eu não possa dizer o mesmo de outros centros na Tailândia”, alegou Vicky, relações públicas do Instituto Nacional de Elefantes de Lampang.
Nenhum comentário:
Postar um comentário