VEJA!

BAND NEWS RÁDIO FM-RJ

BAND NEWS RÁDIO FM-RJ

OPORTUNIDADES

INFORMAÇÕES DO PROJETO:

BRASIL, RIO DE JANEIRO - 2016
CURSO DE ARTE RECICLAGEM -
EMAIL: calves1972@yahoo.com.br
***Vencedor da segunda edição do Projeto Sustentabilidade 2012 EDUCAÇÃO*** POR CARLOS A. BARBOSA***
Professor Artesão e Escritor
O PROJETO SOCIAL TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, O OBJETIVO DO APP e INFORMAR, PESQUISAR, CONSCIENTIZAR A SOCIEDADE A MELHORAR O MEIO AMBIENTE EM QUE VIVEMOS AO USO DE SACOLAS ECOLÓGICAS E A RECICLAGEM DO LIXO SUSTENTÁVEL, VOLTADOS PARA ESCOLAS E COMUNIDADES RJ; * TEMOS CURSO DE RECICLAGEM EM PAPEL – 100 Pratico%. TÉCNICAS EM PAPEL E PET, PLÁSTICO, METAIS, AULAS PARTICULARES, ESCOLAS, ETC Maquetes.
****PARCERIAS E PATROCINADOR PARA ESCOLA DE ARTE: CONTADO email: calves1972@yahoo.com.br.
ESTÁ EM FASE TESTE!
PARTICIPE E USE O APP NÃO JOGUE O LIXO NAS RUAS!
http://galeria.fabricadeaplicativos.com.br/nao_jogue_lixo_nas_ruas

PROJETO MODELO ARTE ECOLÓGICA PRÊMIOS RECONHECIDOS:

http://www.istoe.com.br/reportagens/270477_TRANSFORMADORES

http://blog.clubedeautores.com.br/2013/02/autor-do-clube-vence-premio-da-revista-istoe.html

PARCERIAS:

http://lixozero.org/v2/



segunda-feira, 30 de julho de 2012

Arte abstrata no Brasil

http://www.pintoresfamosos.com.br/?pg=kandinsky

A arte abstrata brasileira recebeu grande influência das vanguardas europeias e traz como representantes alguns importantes nomes.

O abstracionismo, nome pelo qual é conhecida a arte abstrata, é normalmente interpretado como uma forma de arte, geralmente visual, que não busca representar os objetos de nossa realidade exterior e concreta. O artista abstrato busca usar relações formais entre linhas, superfícies e cores para compor uma realidade individual à obra, o que resulta em uma forma não representacional de arte, uma vez que não há ligação direta com a realidade que conhecemos. O início da arte abstrata se deu com as vanguardas europeias do fim do século XIX e início do XX, que recusavam o pensamento renascentista vigente nas academias de arte de então.
Em meados do século XX, é atingida o que os pesquisadores chamam de abstração absoluta. Antes disso, no fim do século XIX e início do XX, surgiam correntes artísticas abstracionistas como o cubismo e o futurismo que, apesar de também buscassem uma representação distorcida da realidade, ainda tinham formas concretas como base de inspiração. Artistas brasileiros incorporaram as vertentes do abstracionismo com facilidade, e importantes nomes se destacam na história da corrente artística no país:

Antônio Bandeira

Nascido em 1922, ano da famosa Semana de Arte Moderna, Bandeira é um dos mais valorizados artistas visuais brasileiros e fez parte do Movimento Modernista deFortaleza, dos anos 1940. Grande dominador das aquarelas e do abstracionismo, pôde conviver com os pintores da consagrada Escola de Paris, onde absorveu forte influência da pintura francesa até seu retorno no Brasil, em 1960. Bandeira participou da famosa exposição do Instituto de Arquitetos do Rio de Janeiro de 1945, na qual foi contemplado com sua bolsa de estudos na França.

Abraham Palatnik

Palatnik nasceu em 1928, em Natal, e é um dos pioneiros em um estilo de arte então inovador no Brasil: a arte cinética. Este tipo de arte consiste em diferentes instalações elétricas, criadas a fim de representar e desenvolver movimentos e jogos de luzes. O artista, de origem judia, estudou paralelamente artes e eletrônica, enquanto fazia um curso de motores a explosão na antiga Palestina. Foi integrante do Grupo Frente, responsável por aproximar os concretos e os neoconcretos da poética visual. Até hoje, suas obras trazem uma extensa pesquisa visual e vêm sendo expostas em museus de todo o mundo.

Ivan Serpa

Também membro do Grupo Frente, Ivan nasceu no Rio de Janeiro em 1923 e trabalhou principalmente como restaurador de papéis da Biblioteca Nacional e professor de arte no Museu de Arte Moderna. Foi celebrado como o melhor artista jovem na primeira Bienal de São Paulo e, até a década de 1960, ligou-se ao movimento concretista, também sendo considerado um dos pioneiros do movimento no Brasil. É conhecido como um dos primeiros abstrato-geométricos do Brasil, e foi premiado por diversas instituições artísticas do mundo.
A arte abstrata brasileira nasceu tardia se comparada com as vanguardas europeias, mas sua absorção dos ideais da corrente artística foi de grande amplitude.

Assuntos relacionados

FONTE:

Nenhum comentário: